
Controle de Acesso: a chave da segurança
- 22 de março de 2019
- 0 comments
- Técnologia Seven7th
- Posted in TecnologiaTecnologia & Segurança Eletrônica
- 0
O controle de acesso diz respeito a qualquer equipamento ou sistema que limite a entrada e saída em ambientes e impeça o acesso às informações. Seu objetivo é o de garantir a integridade de pessoas e bens e tornar os ambientes mais seguros.
Quando você pensa em controle de acesso qual imagem que vem à sua mente? Um segurança liberando ou não a entrada de pessoas? Uma catraca? Ou um balcão de recepção colhendo dados do visitante? Fato é que hoje uma série de recursos tecnológicos é utilizada para aumentar a segurança e controlar os acessos, mas em todos eles a análise de um profissional bem treinado que poderá fazer a diferença na prevenção de incidentes.
O principal objetivo de um sistema de controle de acesso é o desenvolvimento de processos humanos, mecânicos ou tecnológicos para a restrição física de pessoas a determinados espaços ou ambientes.
Controle de Acesso Moderno
Um eficiente e moderno sistema de controle de acesso, geralmente, é composto por mais de uma tecnologia. Atualmente há no mercado diversos equipamentos que podem ser utilizados com o objetivo de restringir a entrada de pessoas não autorizadas em ambientes privados e restritos e, nas empresas, é muito comum o uso de determinado controle para a entrada principal e outros mais específicos para salas e departamentos.
Entre os equipamentos mais disponibilizados atualmente estão o uso de catracas com liberação de acesso por cartões magnéticos ou biometria e leitores biométricos, código de barras, vídeo de segurança, alarme de detecção, software de monitoramento, tecnologias de automação, terminal de reconhecimento facial e muitos outros sistemas.
Porém, vale salientar que antes da definição de qual é o melhor método para atender a necessidade da sua empresa ou condomínio, é preciso análise de um especialista para identificar quais são os equipamentos mais indicados para atender o nível de segurança característico de cada situação, dentro da disponibilidade financeira.
Quais são os tipos de controle de acesso?
Existem vários tipos de controle de acesso disponíveis no mercado, atendendo os mais variados perfis de cliente. Por isso, é necessário sempre pesquisar antes de contratar para compreender as diferenças em cada tipo e os seus benefícios. Confira alguns deles:
Controle físico
O controle de acesso físico tem como principal objetivo gerenciar o fluxo de pessoas em locais específico através de barreiras físicas, tais como cercas, muros, catracas, etc.
Cartões de proximidade
Os cartões de proximidade funcionam através de radiofrequência e têm como principal o objetivo de reconhecer e liberar o acesso dos indivíduos portadores de cartões, sempre o limitando de acordo com cada ambiente. Esses cartões também registram todas as informações de entrada e saída das pessoas. É possível monitorar com os cartões de proximidade o acesso a catracas, cancelas, portões, dentre outros.
Portaria virtual
A portaria virtual é um controle de acesso que cresce aproximadamente 150% a cada ano no Brasil. O principal fator para esse crescimento está no fato dela reduzir os custos de condomínios por substituir os porteiros pela tecnologia.
O sistema funciona através de câmeras de monitoramento, comunicação por VoIP e uma central gerenciada por profissionais de segurança. A central recebe as imagens e libera ou bloqueia as entradas e saídas das pessoas através de dispositivo tecnológicos.
Biometria
De longe a biometria pode ser considerada o que há de mais moderno no que diz respeito tipos de controles de acesso. Esses sistemas reconhecem impressões digitais, rosto, voz ou leitura da íris. Por utilizar características individuais, o monitoramento de entradas e saídas se torna muito mais seguro, evitando que haja qualquer tipo de falsificação. Além de tudo, os equipamentos são fáceis e simples de instalar.
Tecnologia + profissionais capacitados = eficiência
Desde o desenvolvimento do projeto de controle de acesso adequado até a operação diária da empresa, companhia ou condomínio o que efetivamente fará a diferença na boa execução da segurança preventiva são os profissionais bem treinados.
É a soma dos recursos tecnológicos com os recursos humanos que permite que a segurança dos usuários seja garantida.
Ou seja, os riscos permanecem se os gestores da empresa/condomínio investir em equipamento e por outro lado contratar empresas ou profissionais de segurança/recepção não treinados, a mesma verdade também é válida quando os vigilantes não contam com o apoio dos equipamentos necessários.
Em segurança preventiva a combinação adequada de tecnologia e profissionais capacitados é o fator chave para a efetividade dos investimentos.
O que saber antes de contratar o serviço?
Agora que você já viu os benefícios e alguns tipos de controle de acesso, pode estar interessado no serviço. Mas o que é necessário saber antes de contratar uma empresa? Veja algumas dicas a seguir:
• Antes de escolher uma empresa, verifique se ela tem boa reputação no mercado, se está cadastrada nos órgãos responsáveis, se há reclamações em sites e redes sociais, cases de sucesso e referências;
• Escolha o controle de acesso que mais se adeque às necessidades do empreendimento, não aquele que é mais barato, pois os resultados podem não ser como o esperado;
• Verifique quais são as necessidades do local em questão, como por exemplo, se é necessário o registro de entradas e saídas, se deve haver interdição de entradas específicas e se é mais interessante o acesso com cartão ou biometria;
• Peça uma analise prévia do controle de acesso, ou uma demonstração, e avalie todos os recursos e funcionalidades antes de optar pela instalação;
• Verifique os possíveis custos de manutenção e reparos para ter uma previsão de gastos;
Depois de escolher o sistema e a empresa, informe e treine funcionários, moradores e quaisquer indivíduos que usufruam da solução no dia-a-dia.
Um sistema adequado de controle de acesso também é integrado com um eficiente monitoramento que pode ser interno ou externo. Qual é a melhor opção para usa necessidade? Para saber mais sobre monitoramento, clique aqui.
Compartilhe
Matéria Relacionada
Compartilhe
Sobre
Matéria Relacionada
Deixe um comentário Cancelar resposta
You must be logged in to post a comment.