
Empresas de Segurança: 5 itens para conferir antes de contratar
- 8 de março de 2019
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- Técnologia Seven7th
- Posted in EmpresasVigilância Patrimonial
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Empresas de segurança patrimonial são companhias que disponibilizam ao mercado serviços que visam proteger patrimônio e pessoas.
A contratação de uma empresa de segurança patrimonial requer muita atenção de empresas e condomínios. A falta de idoneidade de algumas prestadoras de serviço pode gerar insegurança, além de prejuízos financeiros.
Mas antes de qualquer coisa, para que o seu conhecimento seja completo, é necessário entender mais sobre empresas de segurança. Acompanhe o nosso post!
O que são empresas de segurança?
Com o aumento dos índices de violência do país, é muito comum empresas e pessoas optarem por uma dose extra de proteção. É para isso que existem empresas no ramo de segurança. Só para ficar mais claro, uma empresa de segurança, como o próprio nome diz, é uma organização que presta serviços a fim de zelar pelo patrimônio e pela vida.
Em suma a definição é clara e, muito provavelmente, óbvia. Mas para que se faça valer, existem diversas áreas de atuação e serviços que essas empresas podem prestar. Vamos descobrir?
Quais serviços prestam?
Podemos dividir a base dos serviços em três vertentes: vigilância e segurança patrimonial, segurança pessoal e escolta armada. Entenda mais sobre cada um deles:
Vigilância e segurança patrimonial
Os serviços de vigilância e segurança patrimonial consistem em prevenir e reduzir danos ou perdas de patrimônio sob vigilância de um profissional capacitado, além de preservar pela segurança das pessoas do local. Podem ser solicitados para empresas, ambientes residenciais, instituições e eventos.
Dentro desse ramo, existem diversos nichos que podem ser explorados, confira alguns deles:
- Vigilância;
- Controle de acesso;
- Segurança eletrônica;
- Preservação da integridade física;
- Proteção perimetral.
A prestação desses e dos demais serviços que envolvem esse segmento é bastante variada, tornando-se necessário uma análise de riscos
antes da contratação a fim de suprir as necessidades do local.
Segurança pessoal
Os serviços voltados para a segurança pessoal têm como principal objetivo preservar o indivíduo de qualquer atitude, ação ou comportamento que prejudique a sua integridade física ou moral.
Esse segmento normalmente atende os seguintes públicos:
- Segurança Pessoal Privada;
- Segurança Pessoal para Celebridades;
- Segurança Pessoal para Executivos;
- Segurança Pessoal para Autoridades.
Esse serviço também visa proteger seus clientes de danos materiais, além de prevenir roubos, furtos, sequestros, espionagens, agressões físicas e morais.
Escolta Armada
Normalmente a escolta armada consiste em uma atividade que busca preservar o transporte de objetos de valores, documentos, cargas e tudo o que for considerado de grande valia para a empresa contratante.
Entenda quais são os requisitos legais que são necessários para empresas atuarem nesse ramo de segurança:
- É necessário que a prestadora de serviços seja uma empresa de vigilância em condições legais, ter autorização para vigilância e para escolta em dia.
- A empresa deve ter ao seu dispor no mínimo oito vigilantes contratados que possam atuar com escolta, com no mínimo um ano de experiência em transporte de cargas de valor.
- Por fim, é necessário possuir no mínimo dois veículos legalizados e que atendam aos requisitos básicos para atuar com escolta armada.
Agora que você já sabe o que são empresas de segurança e quais são os principais serviços que elas prestam, confira os cinco pontos que merecem análise cautelosa antes de contratar serviços de segurança:
O que conferir antes de contratar?
1 – Histórico das empresas de segurança
O tempo de atuação das empresas de segurança patrimonial no mercado é um bom dado referencial, uma vez que a sobrevivência no mercado está diretamente ligada à capacidade estrutural e financeira da empresa, além de sinalizar gestão adequada.
O fator tempo também deve ser observado em relação aos contratos com clientes. Empresas que mantém contratos por longos períodos com mesmo cliente, sinaliza qualidade do serviço prestado e idoneidade.
É sempre recomendável solicitar o contato de alguns clientes com os quais possa obter referência sobre a empresa a ser contratada.
2 – Documentos importantes
Para se contratar empresas de segurança é importante consultar a sua saúde financeira e o cumprimento dos deveres legais. Empresas que não estejam saudáveis podem gerar prejuízos para contratantes, uma vez que tem responsabilidade solidária. Sendo assim, é importante observar:
– Cartão de CNPJ atualizado da matriz e filiais
– C.R.F – Certidão de Regularidade do FGTD vigente
– Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros
– Certidão Negativa de Falência e Concordada
– Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), expedita pela Justiça do Trabalho, nos termos da lei nº12440/2012
3 – Certificado de Regularidade em Segurança (CRS)
Conferido pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação de Estado de São Paulo – SESVESP, para receber essa certificação as empresas de segurança patrimonial precisam comprovar, junto a uma certificadora independente, que sua atuação está de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Entre elas, vigilantes treinados e reciclados periodicamente, que a empresa não está envolvida em eventuais processos criminais pela contratação de segurança irregular, que o piso salarial é respeitado e não possui qualquer ônus junto a órgão públicos, como dívidas com o INSS ou FGTS.
4 – Disponibilidade de funcionários
Os profissionais são essenciais para a eficiência do serviço de segurança, por isso, além de disponibilizar homens suficientes para atender o contrato firmado, é necessária disponibilidade de funcionários sobressalentes pra atender situações extraordinárias.
Os vigilantes devem ser constantes atualizados e obrigatoriamente realizar cursos em academiais especializadas devidamente registradas na Policia Federal a cada dois anos.
O Certificado Nacional de Vigilante é o documento emitido pela Polícia Federal que atesta que o profissional está em dia com as obrigações legais exigidas pela função.
5 – Equipamento e Armamento
Veículos novos, rádios e armamentos modernos são importantes para a execução das atividades de segurança, aumentando as garantias de que a empresa dispõe de recursos necessários para a execução dos serviços com eficiência.
Também é importante conhecer a capacidade de reposição de equipamentos indispensáveis ao dia a dia da segurança como câmeras, monitores, cabos coaxiais, DVR, etc., em caso de quebra do equipamento para que o sistema não fique comprometido por período longo.
Riscos para o contratante
A contratação de empresas clandestinas ou não estruturada para a prestação de serviço de segurança pode trazer prejuízos como: exposição ao risco, acidentes provocados por profissionais despreparados atingindo a si mesmo ou terceiros, prejuízos com indenização trabalhistas e multas por contratação de empresa clandestina, em caso de fiscalização, entre outros.
Lista de Empresas de Segurança Em São Paulo
Quer ter certeza que está fazendo a melhor contratação para sua empresa ou condomínio? Acesse a lista de empresas de segurança de São Paulo certificadas pelo SESVESP.
Todas as melhores empresas de segurança patrimonial de São Paulo possuem essa certificação e permitem que a sua contratação já venha com garantia de Qualidade. O Grupo Pro Security que atua há mais de 30 anos no mercado também está nessa lista.
Agora que você já sabe o que é essencial conferir antes de contratar uma empresa de segurança patrimonial, entenda quais são as principais atribuições permitidas aos vigilantes e evite problemas futuros.
Números do Setor
Segundo estudo realizado em 2016 pela FENAVIST – Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores, no Brasil existem 2.561 empresas de segurança privada.
O mercado de segurança é um importante gerador de empregos: o mesmo estudo aponta são 598,5 mil vagas de empregos ocupadas por profissionais em empresas privadas.
Vale lembrar que além de certificar-se quanto a idoneidade e regulamentação da empresa contratada, é importante que os profissionais sejam destinados para cumprir as atividades de forma correta. Entenda, agora, quais são as atribuições adequadas aos vigilantes.
Autoria: Pro Security
Informações concedidas por:
Manoel W. Fonseca, especialista em segurança e diretor de operações da Pro Security.
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