
Em segurança o que é mais eficiente? Tecnologia ou homens?
- 4 de janeiro de 2019
- 0 comments
- Técnologia Seven7th
- Posted in + Pro SecurityTecnologia & Segurança Eletrônica
- 0
Em segurança, assim como em muitas outras áreas, a tecnologia é uma importante aliada. Sem a tecnologia, seria mais difícil, demorado e custoso, por exemplo, controlar áreas grandes, lugares com grande movimentação de pessoas, e acesso a lugares em empresas privadas e em lugares públicos simultaneamente. Com as câmeras, por exemplo, é possível prevenir ou ainda flagrar as ações de criminosos, possibilita que elas sejam gravadas e armazenadas, possibilitando que, posteriormente, seja feita a análise das imagens e auxilie, de forma contundente, a investigação.
Mas substituir pessoas por tecnologia em segurança patrimonial pode?
Não. Máquina vai fazer o trabalho de máquina e ser humano a do profissional. Há espaço para os dois, afinal a tecnologia ajuda e muito na função.
Estar rodeado de câmeras, cercas, muros e portões não é o mesmo que garantir a segurança de alguém. Isso porque nenhuma das tecnologias tem o poder de discernimento de um vigilante preparado. Atendimento mais complexos, que exigem interação e inteligência emocional, devem ser feito por pessoas. Isso porque um serviço automatizado não tem a capacidade de entender as dores e necessidades específicas de cada situação.
Porém, é cada vez mais eficaz em diferentes áreas os serviços híbridos.
Por que a tecnologia em segurança é importante?
Muitas das tecnologias estão sendo consideradas mais capacitadas a realizarem certas tarefas do que os seres humanos. Afinal elas não se aborrecem e são projetadas para propósitos específicos e, se quebrarem, geralmente podem ser consertadas, além de aumentar a produtividade e fazer trabalhos mais pesados e difíceis.
Porém, é verdade que a tecnologia sozinha não é capaz de oferecer um atendimento qualificado e completo em situações específicas.
Habilidades como ação, escuta ativa, reação, confiança, empatia e atenção são características humanas que permitem aos agentes deixar o tradicional script de lado para oferecer um atendimento personalizado a situações específicas.
Tecnologia no ramo de segurança:
Confira alguns novos serviços tecnológicos que agregam uma séria de benefícios aos usuários, inclusive, redução de custo, mas que não dispensam 100% as habilidades humanas.
Controlar e monitorar os acessos com o apoio tecnológicos e robustos de sistemas de biometria ou tag para reconhecer moradores, funcionários e visitantes cadastrados, interligados a câmeras IP (que funcionam via internet) com voz bidirecional – ou seja: dá para ouvir e falar com a câmera, porém a abertura/ fechamento de portas e portões é feita remotamente por profissionais qualificados, que assistem através das câmeras as movimentações, para que possam adotar as medidas necessárias em situações específicas.
.
O objetivo do controle de acesso é o de gerenciar o fluxo de indivíduos em determinados locais por meio de barreiras físicas, como muros e cercas, e por equipamentos mecânicos, como as catracas por meio de radiofrequência que reconhece e libera o acesso dos portadores através de cartões, tag’s ou digitais. Porém, é a atuação de um profissional em conjunto confere segurança e conforto ao usuário, além de permitir a ação reativa em caso de situações inusitadas.
Biometria:
A biometria pode ser considerada o que há de mais moderno nos controles de acesso. Por meio de sistemas que reconhecem impressões digitais e até mesmo face, voz ou leitura da íris. Mas ainda assim, a ação do profissional é indispensável principalmente na prestação de ações de apoio e reação.
Alarmes e câmeras:
As câmeras de vigilância são equipamentos que inibem a ação de criminosos e também permitem monitorar ações. Possuem sistemas de gravação para que as imagens possam ser vistas posteriormente quando necessário.
Já os sistemas de alarme são compostos por uma central e sensores que são instalados estrategicamente nas residências ou empresas com o objetivo de detectar a movimentação de pessoas ou identificar a abertura de portas ou janelas. Esses sensores são atrelados a uma central de alarme, a qual, ao fazer um barulho ensurdecedor, inibe a ação de bandidos. Ambos serviços sempre supervisionados por profissionais qualificados para qualquer emergência.
Drones de Segurança:
O uso dos drones está cada vez mais comum em automação corporativa e combinada com a inteligência artificial. Uma das principais vantagens que os drones podem trazer para a segurança é a capacidade de cobrir faixas mais longas do que o pessoal da segurança humana, possibilitando o monitoramento em tempo real com imagens de alta resolução. Que deve ser monitorado e conduzido por profissionais qualificados para esse tipo de tecnologia.
Como você pode ver independente da tecnologia elas dependem de ações humanizadas.
Agora fique por dentro de como funciona um projeto de segurança patrimonial.
Compartilhe
Matéria Relacionada
Compartilhe
Sobre
Matéria Relacionada
Deixe um comentário Cancelar resposta
You must be logged in to post a comment.